Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A SENSUALIDADE DO TANGO

“Cada dia que se passou sem dança foi um dia desperdiçado”. (Friedrich Nietzche)

Sempre que leio esta frase de Nietzche, meu pensamento viaja rapidamente para o “Tango”. Talvez um desejo do meu inconsciente de aprender este estilo de dança, na minha opinião extremamente sensual e provocante. Quem sabe um dia eu me empolgo! :) (Lú)


OLHA QUE INTERESSANTE:
Há quem chame o tango de “sexo vertical”. E agora está sendo usado como terapia para casais. Um estudo da Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, diz que a dança revigora homem e mulher, combate o estresse e faz os casais voltarem a se apaixonar. Na pesquisa, a saliva dos dançarinos foi testada antes e depois do tango, para medir os níveis de testosterona e do hormônio do estresse, cortisol. Os participantes terminaram a coreografia com mais testosterona, sentindo-se mais relaxados, mais sexy e mais íntimos de seus parceiros. Outras danças foram testadas, mas sem os mesmos efeitos.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO TANGO

Intenso. Dramático. Sensual. Assim é o Tango. Nascido nos bairros mais pobres da Argentina, o Tango é hoje uma das danças mais populares, desejadas e aplaudidas em pistas de todo o mundo. O seu ritmo energético, movimentos rápidos e concisos, posturas sensuais e perfeitas, são simplesmente magnetizantes.
Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, em seus começos era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.
Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.
A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.
Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção. Falecido em 1935 aos 45 anos de um acidente aéreo, ele foi o grande divulgador do tango no exterior. 


"No basta con tener la voz más melodiosa para entonar un tango. No. Hay que sentirlo, además. Hay que vivir su espíritu". (Carlos Gardel)


Nos anos 60, porém, o gênero foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.
Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.
CURIOSIDADE: O Tango foi à terceira dança no mundo a ser executada por um homem e uma mulher em contacto direto, sendo que o homem segura a mão direita da mulher na sua esquerda, abraçando-a com o braço direito. Nos primórdios das danças de salão, o par mantinha uma distância bastante grande, normalmente de braços completamente esticados ou, se muito, davam as mãos. A primeira dança a aproximar os bailarinos um do outro foi a Valsa, seguida da Polka e depois o Tango. Mas o Tango trouxe com ele uma novidade que as suas antecessoras não tinham – o improviso. É como diz Al Pacino no filme The Scent of a Woman: "The Tango is the easiest dance. If you make a mistake and get tangled up, you just Tango on."

A UTOPIA DO TANGO: 



PARA ENCERRAR, POSTEI DUAS CENAS DE TANGO QUE EU ACHO SIMPLESMENTE FANTÁSTICAS!

Richard Gere & Jennifer Lopez dancing tango in the movie Shall we dance - (Dança comigo?)


Al Pacino & Gabrielle Anwar - Scent Of A Woman (Perfume 

de mulher)




Nenhum comentário:

Postar um comentário