Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O MISTÉRIO DA SEXTA FEIRA 13



A Sexta-Feira 13, na visão cinematográfica, é sempre o pior dia. Cercado de mortes, vinganças, maldições. E, na vida real, para alguns supersticiosos, esse dia não fica tão aquém do que acontece no cinema. Muita gente deixa de ir ao trabalho, optando não sair de casa (de maneira alguma), desenvolvendo triskaidekaphobia (como é chamada a fobia pelo número treze). 
Mas, de onde vem a idéia de que a Sexta-Feira 13 é tão ruim assim?


Viajando um pouco pela História, encontraremos algumas explicações, partindo das narrativas bíblicas. Para a religião Católica, havia 13 apóstolos na Ceia que antecedeu a morte de Cristo e o último deles era Judas, o traidor. Ainda nessa linha de pensamento, a crucificação de Cristo, também teria acontecido numa Sexta-Feira, assim como afirmam alguns teólogos, seria a data de início do Dilúvio.
Na Roma Antiga, as bruxas se juntavam em grupos de 12, pois para elas, o 13º elemento era o próprio demônio. (Fonte: National Geographic)
A Ordem dos Templários, fundada no século XII, que exerceu fortíssima influência na Europa, chegando a incomodar reis, também caiu nas garras da Sexta-Feira 13. Felipe IV, da França, resolveu implantar uma caça aos templários. Na noite de Sexta-Feira, 13 de Outubro de 1307, os templários foram presos e acusados de heresia, entre eles, estava o último Grão-Mestre da Ordem, Jacques DeMolay, que passaria sete anos sob tortura e acabaria queimado na fogueira por não aceitar testemunhos forjados que atribuíam à Ordem diversas ações, entre elas: práticas homossexuais e adoração ao “homem-bode” (Baphomet).
Outros eventos que aconteceram em dias 13 merecem destaque, como quando houve o acidente com a missão tripulada da agência espacial americana Apollo 13, em 1970. A missão partiu da terra às 14h13 e, no dia 13 de abril (nem era Sexta-Feira), dois dias depois do lançamento foi abortada após uma explosão em um dos tanques de oxigênio. Os tripulantes conseguiram voltar ilesos para a Terra no dia 17. O Ato Institucional de Número 5 (AI-5) entrou em vigor dia 13 de Dezembro de 1968.
  Coincidência ou não, fatos como esses, exercem peso na história. Para alguns é a simples idéia de que “quem procura, acha”, o que também acontece com o número 23 (assistam ao filme “Numero 23”), mas, para outros, é um sinal de que essa data “não é de brincadeira” (e... nem de trabalho). 
Curiosidades...
·         Há prédios que não tem o andar 13 (Buenos Aires);
·         Em Florença, na Itália, a numeração das ruas é 12 – 12,5 – 14;
·         A Itália retirou o 13 da loteria nacional;
·         Na França há uma associação pra chamar convidados de última hora caso em algum evento apareça 13 pessoas;
·         Pesquisadores concluíram que na Sexta-Feira 13 há um aumento de 52% de entradas nos hospitais. Motivo: acidente no trânsito;
·         O número 13 é raramente usado na Fórmula 1;
·         A Sexta-Feira 13 é especialmente azarada se coincidir com o feriado da Sexta-Feira da Semana Santa;
·          Um escritor russo chamado Sholom Aleiehem, que viveu no século XIX, morreu num dia 13, mas, se você visitar sua lápide, num cemitério de Glendale, Nova York, vai encontrar a data 12 de maio de 1916.
·         Na Inglaterra, Sexta-Feira 13, era o dia de execuções oficiais. Os condenados davam 13 passos até chegarem à forca.


Poema da Sexta feira 13


Oh! Lua. Oh, minha Lua! Feiticeira
Dos desejos ocultos, secretos e oprimidos
Dona da insana minha paixão e emoção
Nas raras porções mágicas dos enamorados...

Entre cobras, lagartos e aranhas
Todos juntos, com a baba de bode
Uma porção de idiotice e sem fé
E uma gargalhada bem aflorada...

Todos já vestidos de negro na floresta
Rodam em danças mágicas, bebendo
Os lobos uivam, lambem o seu pêlo
Que sua noite vai ser de grande farra...

No ar já a pobre vassoura passeia 
A velha bruxa está alcoolizada
Em zás- zás, sem qualquer nexo 
E suas gargalhadas estrondosas e cruéis...

Já na velha casa, está o charlatão, de turbante
Com sua bola de cristal e no seu velho baralho
Venham! Rios de dinheiro! Eu! Tudo vós vou ajeitar
Tudo o que possam vir a pensar, até os calos do futuro...

A benzedeira faz o sinal da cruz, arrepiada
Dizendo “cruz credo”, mas o que é isto?
È muito mau olhado e muita inveja
Que corta o teu lindo caminho...

Não tem sogra que resista e coitada da pobre amante
Todos são culpados, dos sem vergonha, caras de paus
Mas apenas, com os pozinhos mágicos, julgam curar
As suas escapadelas, na tão azarada sexta feira, dia 13
(Bete Martins)







Um comentário:

  1. ola lu meu nome é manoella e tb tenho um blog gotei mto do seu vc poderia seguir? blogda-manuu.blogspot.com

    ResponderExcluir