Musas [...] entidades mitológicas a que são atribuídas capacidade de inspirar a criação artística ou científica na Grécia, eram as nove filhas de Mnemósine Deusa da Memória e Zeus. Musa, no singular, é a figura feminina real ou imaginária que inspira a criação. O correspondente masculino seria o fauno, todavia este ser não tem exatamente a mesma capacidade inspiradora na mitologia. O templo das musas era o Museion, termo que deu origem à palavra museu, nas diversas línguas indo-européias, como local de cultivo e preservação das artes e ciências.
O culto das Musas originou-se numa região próxima ao Olimpo. Das encostas desciam vários córregos produzindo sons que sugeriam uma música natural, levando a crer que a montanha era habitada por deusas. Elas eram deusas da música e formavam um maravilhoso coro feminino.
Diz o mito que Zeus, vencendo a batalha contra os Titãs, após colocar todas as coisas em ordem, celebrou seu casamento e perguntou às divindades do Olimpo se a criação estava completa ou se ainda faltava alguma coisa. Os deuses lhe pediram para criar alguns seres divinos para louvar seus grandes feitos e o universo. Zeus então esteve com Mnemósine, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas e, um ano depois, Mnemósine deu à luz nove filhas em um lugar próximo ao monte Olimpo. Ali elas foram criadas pelo caçador Croto, que depois da morte foi levado para o céu, até a constelação de Sagitário
Elas viviam em lugares próximos a fontes e riachos, Nesses locais dançavam e cantavam, acompanhadas pela lira de Apolo. O coro das musas tornou o seu lugar de nascimento um santuário e um local de danças especiais. Elas também freqüentavam o Monte Hélicon, cujas fontes, tinham o poder de conferir inspiração poética a quem bebesse de suas águas. Ao lado dessas fontes, as Musas faziam graciosos movimentos de dança e cantavam com suas vozes cristalinas.
É interessante notar que os deuses não estavam satisfeitos apenas com a existência da vida e a nova ordem do mundo estabelecida por Zeus. Pediram que as Musas fossem criadas para dar ressonância a essa existência. Isso nos mostra que não basta a criação, ela deve ser louvada. Assim também no plano humano, não basta viver, mas é preciso celebrar a vida.
AS NOVES MUSAS SÃO:
CALÍOPE: A de bela voz, Musa da eloqüência, da Poesia Épica ou Heróica. Significado do nome: "Formoso rosto". Era a mais velha e mais distinta das nove Musas. Mãe de Orfeu e Linus com Apolo. Ela foi árbitro da disputa de Adônis entre Perséfone e Afrodite. Seus símbolos são um pergaminho, tábua de escrever e estilete.
CLIO: Significado do nome "Proclamadora" Clio A Musa da História. Com Pierus, rei da Macedônia, ela é a mãe de Jacinto. A ela é atribuída a introdução do alfabeto fenício na Grécia. Seus símbolos usuais são um rolo de pergaminho ou um conjunto de tábuas para a escrita.
ERATO: Significado do nome: "Adorável". A Musa da poesia lírica (elegia), particularmente a poesia amorosa ou erótica, e da mímica. Ela é representada usualmente com uma lira.
EUTERPE: Seu nome significa "plena alegria" ou "delícia". É a Musa da música. Ela também é a Musa da alegria e do prazer e do tocar de flauta, e a ela atribui-se a invenção da flauta dupla, que é o seu símbolo.
MELPÔMENE: Significado do nome: "Coro". A Musa da tragédia. Ela é usualmente representada com uma máscara trágica e usando os coturnos (botas tradicionalmente gastas e usadas pelos atores). Algumas vezes ela segura uma faca ou bastão em uma mão, e a máscara na outra.
POLÍMNIA: Significado do nome: "Muitas canções". É a Musa grega do hino sagrado, Cerimonial (sacra). Ela é representada usualmente numa posição pensativa ou meditativa. Uma mulher de olhar sério, vestindo num longo manto e descansando um ombro num pilar. Algumas vezes tem um dedo na boca.
THÁLIA: Significado do nome: "Festividade".É uma das Musas gregas, e ela preside a comédia e a poesia leve. Seus símbolos são a máscara cômica e um cajado de pastor.
TERPSÍCORE: Significado do nome: "Delícia de dançar". Musa da dança, rodopiante, seu símbolo é a lira. De acordo com algumas tradições, ela é a mãe das sereias, com o deus ribeirinho Aquelau.
URÂNIA: Significado do nome: "Rainha das montanhas". A Musa grega da astronomia e da astrologia. Ela é representada com um globo na mão esquerda e um prendedor na direita. Urânia veste-se com um manto bordado com estrelas e ela mantém seus olhos fixos no céu.
FONTE:
Lu,
ResponderExcluiracho muito interessante teus Posts...
histórias assim vez ou outra é tão bom lembrar né?
Beijo pra ti!
Me ajudou no trabalho da escola. Vlw!
ResponderExcluirmuito interessante
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirBem interecante vlw me ajudou no colégio
ResponderExcluirBem interecante vlw me ajudou no colégio
ResponderExcluirAjudou me muito no meu trabalho para a escola
ResponderExcluirAjudou me muito no meu trabalho para a escola
ResponderExcluirLindo conteúdo. Me ajudou a compreender alguns símbolos da vida. Obrigado!
ResponderExcluir