Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

NERD


O TERMO NERD

Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia. A expressão é utilizada desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também há uma versão na qual a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas.[1] Na década de 1960 difundiu-se a sua conotação pejorativa, aplicado a pessoas com inteligência geralmente acima da média, com alguma dificuldade em se relacionar socialmente, e que não obedece aos padrões, principalmente físicos e intelectuais, da sociedade tornando-se uma pessoa marginalizada, tímida e solitária. Atualmente no entanto o termo nerd vem sendo usado por determinados grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem. Outra possível origem da palavra vem do hábito de alguns estudantes do MIT (Massachussets institute of technology ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts; em português) de chamar alguns alunos de "knurd" (a palavra vem de "drunk", bêbado em inglês, escrito ao contrário).

A DATA
Por que o dia 25 de maio é o dia do orgulho nerd? A data, na verdade, reúne duas comemorações diferentes, mas relacionadas. A primeira é o dia do orgulho nerd propriamente dito, que começou a ser comemorado na Espanha em 2006. A data foi escolhida porque marca a estreia do primeiro filme da série "Guerra nas Estrelas", em 1977.
Mas 25 de maio também é o "Dia da Toalha" - em inglês, "Towel Day". Trata-se de uma homenagem ao escritor Douglas Adams, da série "Guia do Mochileiro das Galáxias". A escolha da data foi aleatória (a comemoração começou em 2001), mas a toalha não. O acessório, afinal, tem presença importante nos livros de Adams.
A série teve origem em 1978, como um programa de rádio da BBC. Posteriormente, a história deu origem a cinco livros, escritos pelo próprio Adams. Em 2005, veio a adaptação para o cinema.
Como "O Guia do Mochileiro das Galáxias" é leitura obrigatória para qualquer nerd que se preze, as duas datas acabaram se misturando. No Brasil, uma das principais comemorações é promovida pelo site Jovem Nerd, parceiro do iG: quem sair com uma toalha na rua e fizer uma foto ou vídeo concorre a prêmios.
Dia da toalha ou dia do orgulho nerd, não importa: na manhã de hoje, os dois termos eram trending topics (assuntos mais comentados) mundiais no Twitter.

MUITA ATENÇÃO COM ATITUDES PRECONCEITUOSAS OU MALDOSAS EM RELAÇÃO AOS NERDS...

Ao ser convidado por uma escola para dar uma palestra, o bilionário Bill Gates uma das pessoas mais ricas do mundo, leu para os alunos 11 regras. A última delas se refere aos nerds:

"Seja legal com os NERDs. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles"

QUE TAL RELEMBRARMOS UMA TURMINHA APAIXONANTE DE "NERDS"  DO CINEMA? 

OS GOONIES
Os garotos protagonistas de Os Goonies também são aquelas nerdzinhos clássicos dos anos 80. Brand, Lawrence, Clark, Richard e Data formam aquele turminha que na escola sempre é detonada pelos mais velhos. Neste longa, eles partem numa missão para encontrar um tesouro perdido, tarefa que apenas os nerds podem cumprir, claro. Data é um dos destaques com suas parafernálias divertidas. Ele faz as traquitanas que qualquer criança sempre quis ter. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário