Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

domingo, 29 de maio de 2011

O SIGNIFICADO DOS NOMES


NOME

Do latim nōmen, cuja raiz é comum a várias outras línguas indo-européias, como o grego; [νομα]) é - num sentido amplo na gramática e na lingüística - qualquer palavra que siga a flexão nominal, ou seja, a declinação em contraposição à flexão verbal (ou conjugação). Portanto, não só substantivos, mas também adjetivos e, por vezes, as formas nominais dos verbos, podem ser considerados nomes. Acredita-se que antes mesmo da invenção da escrita, os seres humanos já se faziam valer de imagens e sons para denominar coisas e seres, prática que remonta aos primórdios dahistória da humanidade. A evolução da linguagem permitiu que fossem criados nomes para designar conceitos abstratos tais como "tempo", "amor", "feudalismo" e "Deus", por exemplo.


Conceitos a parte, que tal descobrirmos o significados no nosso nome? Segue a relação de alguns sites bacanas sobre o assunto:









CURIOSIDADES


Quem tem filhos pequenos sabe: Gabriel e Júlia são uma espécie de nomes-símbolo de uma geração. Os dois nomes continuam em primeiro lugar, favoritíssimos no gosto de pais e mães, mas o ranking 2010 de nomes do BabyCenter Brasil já aponta, nesta década que começa, uma nova geraçãozinha de bebês chamados Davi, Miguel, Isabella e Rafaela. 

A lista traz também o sucesso dos nomes com "th" e "ph", como Arthur, Matheus,Sophia e Agatha, dos nomes curtos, como Caio e Lara, e dos nomes bíblicos, como Calebe e Esther. 

No quesito surpresas, entre os 100 nomes mais usados para meninas houve a disparada de Elisa, subindo 32 colocações e ficando em 63o. lugar, e de Enricoentre os 100 mais para meninos, com elevação de 19 posições. 

Considerando-se que as listas do BabyCenter são baseadas no cadastro de mais de 43 mil bebês nascidos em 2010, o site traz para você uma fonte incomparável de informações, curiosidades e tendências quando o assunto são nomes no Brasil. 
  

Veja o Ranking de 2010 aqui:


Bola de cristal: as apostas do BabyCenter para os nomes de 2011:



Nenhum comentário:

Postar um comentário