Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ECLIPSE LUNAR


Nesta quarta feira (15 de Junho de 2011), o entardecer – que já costuma ser um momento de contemplação – terá mais uma atração: um eclipse lunar.
Normalmente, nesta época do ano, é comum notar um pôr do sol avermelhado. Isso por conta da camada de poeira e poluição que se concentra perto do horizonte. Não é raro que o Sol fique avermelhado a ponto de ser possível olhar diretamente para ele. Fora dessas (raras) condições, a regra é clara: nada de tentar olhar o Sol diretamente!
Especialmente nesta quarta, imediatamente após o Sol sumir no horizonte, iremos nos deparar – ao olhar na direção oposta – com a Lua nascendo. Nascendo eclipsada!
O eclipse vai ocorrer em sua plenitude, ou seja, poderá ser acompanhado integralmente no Oceano Índico, Índia, África Oriental, na maior parte da Ásia e em partes da Europa. Quem estiver em Madagascar terá uma visão privilegiada de todo o evento.
No Brasil, veremos a parte final do eclipse. Quando a Lua surgir no céu, já estará deixando a região da umbra – a parte mais escura da sombra da Terra. É nesta fase que ela fica alaranjada e, por vezes, avermelhada por causa da poluição (natural ou não) da atmosfera da Terra.
O pouco da luz que atinge a Lua passa pela nossa atmosfera e – a depender da quantidade de nuvens, poeira e outros particulados em suspensão – o astro se torna mais ou menos avermelhado.
Com a recente atividade do vulcão Puyehue, no sul do Chile, espera-se que a cor da Lua durante o eclipse atinja um tom mais escuro. Esse grau de avermelhamento é medido após cada eclipse e é quantificado pela escala de Danjon, que vai de zero (para um eclipse muito escuro, com a Lua quase invisível) até quatro (para um eclipse bem brilhante, quando a Lua tem coloração laranja brilhante).
Além desse efeito produzido pela atmosfera terrestre, esse efeito deve ser acentuado aqui no Brasil por conta da condição da atmosfera local. Estamos próximos do inverno e com o tempo seco na maior parte do país. Sem chuvas, ou ventos, há muita poeira e fuligem em suspensão.
Este será o único eclipse lunar visível no país neste ano. Outro eclipse lunar ocorrerá em 10 de dezembro, mas só quem estiver nas imediações da Austrália o verá.





O primeiro eclipse total da lua deste ano deve se iniciar às 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. A duração do fenômeno será de uma hora e quarenta minutos, o que é considerado um longo período. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47. O eclipse inteiro vai durar 5 horas e meia. Observadores da Europa vão perder a primeira parte do espetáculo porque ele vai ocorrer antes do sol se pôr. Ásia e Austrália não vão ver as etapas finais, que vai ocorrer depois do Sol nascer. A América do Sul terá a melhor visualização, que pode ser feita a olhos nus. 


http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/eclipse+lunar+total+acontece+na+noite+desta+quarta/n1597029147072.html


                            Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário