Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

16 DE JUNHO DE 1950 – O ESTÁDIO DO MARACANÃ FOI INAUGURADO

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani), devido ao som de pássaros que viviam por ali.

MARACANÃ - 1950

As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental. Trabalharam na construção cerca de 1 500 homens, tendo se somado a estes mais 2 000 nos últimos meses de trabalho. Arquitetos responsáveis: Miguel Feldman, Waldir Ramos, Oscar Waldetaro, Rafael Galvão, Orlando Azevedo, Antônio Dias Carneiro e Pedro Paulo Bernardes Bastos.
Apesar de ter entrado em uso em 1950, as obras só ficaram completas em 1965. Sua inauguração deu-se com a realização de uma partida de futebol amistosa entre seleções do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 16 de junho de 1950, vencida pelos paulistas por 3 a 1. O meio-campista da equipe carioca Didi foi o primeiro autor de um gol no estádio. 
Na foto, Carlayle da seleção carioca autografa a bola do jogo. Ao seu lado está Didi o autor do primeiro gol no maracanã.
Estátua do Bellini, capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1958, na entrada do estádio.

Marca dos pés de Pelé na Calçada da Fama do estádio

Busto de Garrincha no Maracanã.


O Maracanã tem seu formato oval, medindo 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor. Mede 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares, e a distância entre o espectador mais distante o centro do campo é de 126 metros. A cobertura protege parcialmente as arquibancadas em toda a sua circunferência. É na cobertura que se encontram os refletores que iluminam o estádio, que funcionam a vapor de mercúrio.

Desde 1962, a medida do gramado é de 110 por 75 metros. O fosso que separa o campo das cadeiras inferiores mede 3 metros de profundidade com bordas em desnível. O acesso ao gramado dá-se por meio de quatro túneis subterrâneos que começam nos vestiários. Existem cinco vestiários no estádio, sendo utilizados normalmente apenas três, um para cada time que disputa uma partida de futebol e outro para a arbitragem.

Apesar de fechado para as obras de restauração até a Copa de 2014, o Maracanã continua servindo de referência para o carioca que aprecia esporte. Todos os dias, centenas de pessoas se exercitam ao redor do estádio, num percurso que chega a 1.770 metros por volta.  A maior transformação do estádio será a marquise que será substituida integralmente, já que a atual não foi considerada adequada. A nova cobertura terá garantia de 15 anos e dará mais proteção aos torcedores.
PROJETO MARACANÃ - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário