Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 DE JUNHO DIA DE PORTUGAL

Para aqueles que não me conhecem, sou filha de Português ora pois! Meu pai nasceu na vila portuguesa de Castelo de Paiva, uma região muito bonita localizada no Distrito de Aveiro (Norte de Portugal). Como hoje é  "Dia de Portugal" resolvi homenagear também meu pai, falecido em abril de 1991. Vamos dar um giro por Castelo de Paiva? 


Começo esta homenagem com um vídeo que por coincidência, possui uma canção que eu simplesmente adoro! "Canção do mar" - Dulce Pontes...




Vale ressaltar que dia 10 de junho – Comemora-se o oficialmente o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados.




Castelo de Paiva  é um concelho montanhoso, cujo nome provém do mesmo rio que o o banha, Rio Paiva. Este é um elemento essencial de fertilidade, comunicação e beleza. Desde muito cedo (Paleolítico) as terras de Castelo de Paiva, de magnífica posição geográfica, atraíram diferentes povos que passaram pela Península, como o demonstra o patrimônio arqueológico chegado aos nossos dias, composto especialmente por antas, (entretanto destruídas pela ação do tempo ou dos homens, que sob elas sonhavam encontrar tesouros fabulosos de que as lendas falavam).
É sede de um município com 114,67 km² de área e subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Penafiel e Marco de Canaveses, a leste por Cinfães, a leste e a sul por Arouca e a oeste por Gondomar.

Turismo


O concelho de Castelo de Paiva orgulha-se das vistas deslumbrantes sobre o rio Douro e situa-se numa região verdejante e coberta de vinhas. Mas a vila tem outro rio como ex-líbris, o Paiva, que deságua no lugar do Castelo (onde a ilhota lembra uma velha fortificação fluvial) e que é excelente para a prática de desportos náuticos (há barcos para alugar e uma piscina descoberta), além de oferecer ótimas praias fluviais. Há também a possibilidade de fazer circuitos turísticos pelo rio Douro.



Patrimônio


Castelo de Paiva conta com o seu vasto patrimônio cutural do qual podemos destacar o Marmoiral da Boavista, a Igreja Paroquial de Real, Solar da Quinta da Fisga, Igreja Paroquial de São Martinho, de Sardoura, Casa da Cardia, Minas do Pejão, Santuário de Nosso Senhora das Amoras entre outros. 

O folclore é a expressão popular da arte nas manifestações puras de alegria da nossa gente. Traduz-se em canções, em danças, em descantes ou em mistos de coreografias e música harmoniosa e folgazã.
Castelo de Paiva é uma terra de encanto e alegria e o seu povo é hospitaleiro e alegre. Talvez por isso, o seu folclore, que evoca antigas tradições, se apresente com muito ritmo. Há nele danças típicas e populares, com tons mais ou menos expressivos e de colorido atraente, nos cambiantes da alma do nosso povo.

São Paulo, 10 jun (Lusa) -- O Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugurou hoje a exposição "Olhar Sobre Portugal", em comemoração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A mostra reúne obras de 25 artistas, todos ligados de alguma forma à cultura lusa, que expressaram os seus pontos de vista sobre Portugal.
A inauguração da exposição foi marcada por uma receção no consulado, que contou com a presença de empresários e representantes da comunidade portuguesa no Brasil.
O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiroz de Ataíde, abriu mão de longos discursos, e celebrou a data nacional com um brinde.
Na noite de hoje (hora do Brasil), a comunidade volta a reunir-se para celebrar o 10 de junho, em sessão solene que será realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Seja através da chula, do vira, do malhão ou do verde- gaio, a alegria popular revela sempre um sentimento elevado, que dá vida à terra e às gentes de Paiva.


DIA DE PORTUGAL
O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo, o regime instituído em Portugal em 1933 sob a direcção deAntónio de Oliveira Salazar. Foi a partir desta época que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional. A generalização dessas comemorações deveu-se bastante à cobertura dos meios de comunicação social.
Durante o Estado Novo, o 10 de Junho continuou sendo o Dia de Camões. O regime apropriou-se de determinados heróis da república, não no sentido laico que os republicanos pretendiam, mas num sentido nacionalista e de comemoração colectiva histórica e propagandística.
Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial. Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978.






SAIBA MAIS SOBRE CASTELO DE PAIVA E PORTUGAL:




http://www.visitportugal.com/Cultures/pt-PT/default.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário