Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

sábado, 23 de abril de 2011

SEU MAU-HUMOR TEM ORIGEM PATOLÓGICA OU É CHATICE MESMO?


Vamos combinar uma coisa: - Aguentar gente mau humorada não dá!
Acho um desafio manter-se ao lado de uma pessoa amarga, que reclama de tudo, de todos e só enxerga a vida usando óculos de grau cinza nubladão.
É óbvio que todos nós temos nossos momentos deprê. Impossível nos manter 24 horas sorrindo, mas fazer disso uma constante fica difícil suportar!     
Às vezes até curto um momento deprê, slow motion, desligadona do mundo, quietinha no meu canto. Confesso que também tenho meus acessos de mau-humor, e ele tem período certo, ou seja, quando estou na TPM. Ainda assim procuro me controlar praticando exercícios físicos regularmente, comendo chocolate infelizmente não tão regularmente...etc.,.etc.,.etc. Isso tudo porque ODEIO MAU HUMOR!!! E odeio “estar” assim também!
Já li diversos artigos e reportagens sobre a praga do mau-humor, e soube que alimentá-lo faz mal  tanto para quem sente, quanto para quem está em volta. Existem casos que ele é tratado como um transtorno psiquiátrico ou distúrbio conhecido por “Distimia”.
Neste caso eu até dou um desconto, mas alto lá!
Não é qualquer pessoa que pode ser considerada distímica. Sendo assim não abuse da paciência dos outros, usando seu mau-humor com essa desculpa patológica e esfarrapada. No fundo...você só é uma pessoa muito chata mesmo!
Distimia  se refere ao mau-humor crônico, sem causa aparente que pode levar a um estado de depressão crônica. Já seu mau-humor puro e simplesmente insuportável, poderá causar um mal estar desnecessário, aonde quer que você vá.
E isso! Deixo aqui meu recado para aqueles mal humorados de plantão ou mesmo desavisados, para que procurem urgentemente auxílio médico. Ou então, procurem fazer algo prazeroso na vida como um trabalho voluntário, curso de pintura, sexo etc.  
Tirar os óculos de grau cinza nubladão, também poderá ajudar a olhar para o mundo com mais leveza, percebendo que muitos têm motivos de sobra para estar com essa cara de poucos amigos, e não estão. Além do mais este tipo de óculos além piorar o seu semblante, já está meio ultrapassado e pode causar problemas maiores, como a rejeição, solidão, abandono, ou na melhor das hipóteses um educadíssimo “Tchau”!. (Lú Soares)


Ana Lúcia P.S.Oliveira (O autor é o titular exclusivo dos direitos autorais sobre a sua respectiva obra (Lei nº 9.610/1998, arts. 7º, I; 11; 17 e 18)

PS: Citar não é plágio...copiar é! ;)
Se você é daqueles que resmunga constantemente porque o dia amanheceu chovendo, mas também reclama quando está quente demais, cuidado: você pode sofrer de distimia — um transtorno psiquiátrico que afeta até 5% da população mundial. Segundo o psiquiatra Antônio Egídio Nardi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a distimia pode ser explicada como aquele mau humor crônico e sem motivo aparente. 

“DISTIMIA” LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

O bom-humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior. 
(Alfred Montapert)

...rs 


Nenhum comentário:

Postar um comentário