Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ALOOONGUE-SE ...E AFINE SUA SILHUETA!



Você é do tipo que vive chegando em cima da hora para a aula de ginástica e por isso está sempre em dívida com os exercícios de alongamento? E, pior, quando termina a aula sai correndo e nem dá atenção para os movimentos que soltam e relaxam a musculatura tão exigida durante o treino?
Cuidado! Os exercícios de alongamento são uma parte muito importante de qualquer atividade física, pois são responsáveis por preparar o organismo para o esforço e aliviar a carga sobre músculos e articulações no pós-treino. "O alongamento antes de qualquer exercício é imprescindível, pois previne lesões musculares e garante um melhor desempenho. Além disso, serve para aumentar a flexibilidade e 'destravar' a musculatura que, junto com as articulações, formam o mecanismo que nos dá mobilidade", alerta a fisioterapeuta e bailarina Paula Fioreli (SP).
Ah! Você acha que não precisa esticar o corpitcho porque não tem uma atividade física regular? Engana-se! Mesmo com as atividades de rotina, principalmente quem passa muito tempo sentado ou em pé, precisa alongar a musculatura das costas, ombros, braços, pescoço, quadris e pernas para aliviar a tensão diária. Ou seja, reservar uns minutinhos do seu dia para soltar os músculos vai ajudar (e muito!) a diminuir a sensação de corpo e mente pesados, além de evitar dores por tensão e estresse. "De 10 a 15 minutos são o suficiente para garantir os benefícios do alongamento. Pode ser com movimentos suaves pela manhã ou à noite, para diminuir a rigidez do corpo e relaxar", explica a personal trainer Karla Navaro. O melhor dessa história toda é que os benefícios vão além dos descritos acima. Corpo alongado (e destravado!) é sinônimo de silhueta fina e esguia. Então, mãos à obra! Dieta Já! listou detalhadamente as vantagens de fazer um alongamento diário, bem como selecionou uma série de movimentos poderosos que vão turbinar sua saúde e bem-estar e dar aquela afinada, melhorando, sobretudo, os contornos do seu corpo. Preparada? Então vamos lá!
Movimento para o bem-estar
Ao espichar o corpo, você pode estimular o cérebro a liberar os chamados hormônios do bem-estar, incluindo a serotonina. "Essas substâncias espalham-se por todo o organismo e nutrem músculos e órgãos, fazendo que você se sinta bem, revigorada e, consequentemente, livre da ansiedade (um dos gatilhos da compulsão)", explica o professor de educação física Claudio Victorino, do Saison Spa, Itaipava (RJ).
Postura impecável
"Naturalmente, temos uma postura adequada e equilíbrio corporal para o movimento. O problema é que, conforme o tempo passa, a gravidade, a falta de exercícios e as atividades cotidianas repetidas - como passar horas jogada no sofá ou carregar uma bolsa num ombro só - podem levar ao enrijecimento e encurtamento muscular e causar a má postura", explica Cláudio. Resultado: a silhueta acaba ficando comprometida. Quer ver? Se os músculos das costas, por exemplo, estão enfraquecidos, você pode compensar e se "apoiar" na barriga, que acaba ficando mais projetada e saliente. Por outro lado, ao alongar a musculatura, tudo se encaixa no seu devido lugar. Ou seja, tronco mais alongado significa corpo mais fino.
"Durante os exercícios pesados, o músculo que está sendo forçado sofre uma retração e faz que a flexibilidade na região diminua. Alongar antes da malhação impede que essa contração aconteça facilitando a realização dos movimentos"
Envelhecimento precoce? Nem pensar!
Como já foi dito, o alongamento ajuda a liberar a tensão entre as camadas de músculos, ossos e articulações. E isso pode significar um chega pra lá no envelhecimento precoce, que também é causado por essa tensão, quando se torna crônica e permanece no corpo por longos períodos de tempo. "Quando o cérebro relaxa com o alongamento corporal, esse processo pode ser revertido com o envio de sinais para que as células se renovem e nos deem a sensação de maior vigor físico e jovialidade", comenta Paula.
Seus órgãos agradecem
Alongar-se também pode ser benéfico aos órgãos do corpo, pois promove uma espécie de massagem neles, especialmente nas glândulas do tronco, como fígado, rins, intestinos, pâncreas e glândulas suprarrenais. Massagear os intestinos ao girar o corpo, por exemplo, facilita o percurso dos alimentos ingeridos e mantém esse órgão irrigado. Tais manobras no pâncreas, por sua vez, que tem por função controlar os níveis de açúcar no sangue, acabam promovendo a estabilização da glicemia, acalmando o organismo.
Para ganhar força
Não, o alongamento não garante músculos volumosos. Mas isso não tira nem um pouco sua importância com relação à melhora no contorno corporal. "Ele atua de forma discreta, mas eficiente, pois dá a sua contribuição no ganho de massa magra, ao melhorar a elasticidade das fibras da musculatura. Além disso, colabora com uma forma mais harmônica ao corpo, basta ver como são os corpos das bailarinas, que têm um intenso trabalho de alongamento", comenta Karla.
Adeus, celulite!
"Ao liberar a tensão comprimida entre as camadas de músculos, ossos e articulações, os exercícios de alongamento fazem que as artérias e veias mais profundas sofram uma descompressão, facilitando a chegada e o retorno sanguíneo, auxiliando a vinda de nutrientes, a retirada de resíduos póstreino e a recuperação muscular", explica Cláudio. E esta liberação do fluxo pode ser útil contra um probleminha que aterroriza as mulheres: a celulite.
Fonte: http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/194/artigo212803-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário