Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

terça-feira, 19 de abril de 2011

EDUCAR PARA UM MUNDO MELHOR


Hoje a preocupação com o ter e não o ser supera qualquer embasamento teórico sobre a coletividade. É fato que nas sociedades primitivas o coletivismo transcorria de forma natural, imperava o instinto da sobrevivência da espécie, onde a ajuda para fortalecer e proteger a raça existente, levava o homem a conviver de forma  digamos “civilizada”.
Claro que de lá para cá muita coisa mudou, inclusive a forma de pensar e agir do ser humano. A população no mundo aumentou de forma drástica e nessa proporção,  os problemas de convivência  entre os povos também.
As sociedades evoluíram, a ciência evoluiu, a tecnologia evolui porém a cada instante me questiono se nós seres humanos evoluímos também? 
O interesse individualista está cada vez mais evidente, a intolerância grita aos nossos ouvidos diante da violência que vivenciamos diariamente, nas ruas, escolas e no mundo afora. Enfim, tropeçamos nos nossos erros e continuamos errando, como se fosse à coisa mais natural do mundo, sem a mínima disposição de tentar acertar.
O consumismo tomou conta das pessoas, a ganância, a concorrência, o poder, o radicalismo religioso, a busca incessante pelo dinheiro fácil, o desrespeito pelo próximo, e pela natureza nos faz cada vez piores e menos civilizados.
Não tenho bola de cristal para prever o futuro da humanidade, tampouco consigo imaginar como será o meu...ainda assim, algo precisa ser mudado urgentemente, ou acabaremos matando uns aos outros ao primeiro bom dia, sem nos preocupar com o amanhã que já tem dado sinais de que se continuarmos como estamos, não será nada bom!      
Acredito sinceramente que a Educação seja um dos caminhos corretos, para revertermos esta situação...Já dizia Rubem Alves:

"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos 
fragmentos de futuro em que a alegria é servida como 
sacramento, para que as crianças aprendam que o 
mundo pode ser diferente. Que a escola, 
ela mesma, seja um fragmento do 
futuro..."


(Lú Soares)




Ana Lúcia P.S.Oliveira (O autor é o titular exclusivo dos direitos autorais sobre a sua respectiva obra (Lei nº 9.610/1998, arts. 7º, I; 11; 17 e 18)

PS: Citar não é plágio...copiar é! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário