Quem sou eu

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Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

sábado, 2 de abril de 2011

A CULTURA DA CÓPIA...


O plágio. Potencializada pela era digital, caracterizada pelo acesso fácil a todo tipo de informação, esta prática danosa não apenas representa um novo desafio para os educadores, como também mexe com os padrões éticos da sociedade brasileira. Mais do que crime previsto pelo Código Penal, o plágio é uma deformação do aprendizado para a vida e um desestímulo à competição saudável pelo mercado de trabalho.

É exemplar, neste contexto, o recente episódio da demissão do catedrático da Universidade de São Paulo que publicou numa revista estrangeira um trabalho com gráficos copiados de outra obra científica. Doutor em bioquímica, autor de mais de uma centena de artigos científicos, orientador de mestrado e doutorado, ele acabou com o currículo maculado por ter incorrido na chamada cultura da cópia, que consiste em utilizar ideias alheias sem dar o devido crédito a seus autores.

Infelizmente, esta prática tornou-se tão comum nas escolas e universidades brasileiras que se criou até mesmo uma próspera indústria de produção de trabalhos escolares. Sob o pretexto de não dispor de tempo para pesquisar, estudantes de todos os níveis encomendam a especialistas, mediante pagamento, até mesmo trabalhos de conclusão de curso. Os escritores de aluguel, por sua vez, nem sempre se preocupam com a originalidade e o ineditismo. O resultado é que alguns estudantes acabam apresentando trabalhos que não produziram e ainda plagiados de outros autores. Fazem isso, às vezes, por ignorância, outras devido à pressão familiar por resultados e, em alguns casos, por deformação moral. Além de não se preparar adequadamente para a futura profissão, o aluno que se utiliza de tais expedientes está sendo desonesto com a escola e com os colegas que se esforçaram para alcançar os mesmos objetivos.

Alertados pelo crescimento alarmante de tais práticas, escolas e professores vêm intensificando a vigilância, mas nem sempre estão preparados para detectar fraudes digitais. Há, inclusive, os educadores que preferem ignorar o problema, sob o pretexto de que o estudante plagiador está prejudicando a si mesmo.

Não é bem assim. Universidades conceituadas da Europa e dos Estados Unidos já desenvolvem sistemas eficientes de fiscalização, além de submeter os estudantes a regras claras e a punições rigorosas para o plágio. Parece ser o caminho mais adequado: cabe às escolas e universidades brasileiras priorizar esta questão, não apenas aumentando a vigilância sobre potenciais fraudadores, mas também ensinando aos alunos como fazer pesquisas com proveito, ética e transparência. Em complemento, as instituições devem desenvolver códigos disciplinares e fazer uso frequente de sistemas verificadores de plágio para que a lisura seja efetivamente mantida.

Fonte: EDITORIAL ZERO HORA, 6/03/2011


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