Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

domingo, 20 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA





O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.


A luta dos negros nos Quilombos se junta ao combate ao racismo neste domingo (20) durante as celebrações do Dia da Consciência Negra. Quilombolas, integrantes do movimento negro, autoridades, grupos religiosos e a população estão reunidos em União dos Palmares homenageando, Zumbi, figura histórica de resistência.
Um ato chamado Ìségún Káwójuba deu início as comemorações no começo da manhã. O cortejo de reverência e saudações aos antepassados, aconteceu no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no Serra da Barriga.
A programação segue com a realização da a XX Corrida da Consciência Negra. A largada acontece na Prefeitura Municipal de União dos Palmares até a Serra da Barriga.
No horário da tarde haverá a inauguração da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça de Alimentação, na região central de União, onde também haverá desfile Cívico na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte.
As bandas Raízes de Zumbi, Tribo de Jah (MA) e o cantor jamaicano Clinton Fearon se apresentam na Praça Basiliano Sarmento, encerrando as comemorações durante a noite.
São Paulo

São Paulo é o segundo lugar onde a data também é bastante celebrada. Todos os anos ocorre o Show da Consciência Negra e em 2011, entre os destaques da programação, apresentam-se o grupo de rap Racionais MC's no Memorial da América Latina e de Margareth Menezes na praça da Luz.
Uma mostra no Cinesesc exibe a produção negra dos anos 1970.

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.


Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.


No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. 






“A razão pela qual intolerância, sexismo,racismo,homofobia existem é o medo. As pessoas têm medo de seus próprios sentimentos,medo do desconhecido.”

(Madonna)



“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”
(Bob Marley)

“Quando se faz a fusão de um terço de racismo, com a mesma porção de discriminação e ainda somando-se a isto mais um terço de indiferença com o próximo, obtém-se a fórmula infalível do maior câncer sofrido pela humanidade.”
(Ivan Teorilang)

“Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor.”
(Georges Najjar Jr. - Livro "Desaforismos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário