Quem sou eu

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Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O PODER DO DIÁLOGO



Dialogar é fundamental! Dialogar sobre nós próprios, sobre comportamentos e atitudes, sobre perspectivas de futuro, sobre a vida, sobre desejos, enfim dialogar aproxima as pessoas, cria laços e previne conflitos.

Conflitos são freqüentes na vida cotidiana e no mundo corporativo.
Muitas vezes, ocorrem situações embaraçosas envolvendo chefes e subordinados, marido e mulher, empregados e empregados, enfim, situações estas que podem ser resolvidas facilmente e através de um diálogo franco e aberto, sem medo e respeitando o ponto de vista do outro.

O diálogo deve ser uma via de duas mãos, onde um deve ouvir o outro, sem interrupções e sempre considerando que cada cabeça pensa de um jeito, cada um têm um ponto de vista a defender. Mas lembre-se sempre de que em um diálogo deve prevalecer o respeito e a calma. 

A abertura de diálogo em situações difíceis é a melhor estratégia para resolver os problemas. Nas empresas, existem muitos problemas de comunicação. Saber ouvir é uma virtude e é um dos diferenciais para se ter sucesso em uma negociação. Isto se aplica tanto para nossa vida pessoal quanto para a nossa vida profissional.

Ouvir a voz interior também é muito importante, analisar cada ação tomada, usar a intuição e analisar friamente a situação: colocar-se no lugar do outro e tentar entender o seu ponto de vista.

No mundo corporativo, as empresas de maior sucesso são aquelas que ouvem os seus clientes e procuram atender as reais demandas do mercado. Portanto em um diálogo, é muito importante saber ouvir.

O problema é que atualmente muitas situações se complicam por falta de um diálogo franco e aberto. Um problema que poderia ser resolvido em questão de minutos, pode se arrastar por meses e ainda por cima macular um relacionamento interpessoal.

Nada melhor do que a comunicação verbal. Evite resolver situações complicadas e difíceis através de e-mails, mensagens ou telefones. Sempre que se deparar com uma situação difícil, onde envolve uma ou várias pessoas e tiver que tomar decisões, provoque o diálogo, esteja aberto para o que vier e procure chegar a um consenso. As ferramentas modernas de comunicação nos ajudam muito, mas jamais irão substituir o diálogo humano e o contato visual.

Quando for para um diálogo, vá desarmado. Procure dialogar com a outra pessoa, quando perceber que a mesma está em um dia calmo e com disponibilidade para conversar. Não force a situação, deixe o diálogo fluir, ouça com atenção o ponto de vista do interlocutor. A sua opinião não pode ser considerada como verdade absoluta.

Enfim, o diálogo e a comunicação no mundo moderno, devem ser praticados diariamente e sempre que a situação exigir. Devemos ser flexíveis, revisar conceitos, usar nossa intuição, refletir sobre o ponto de vista dos outros e acima de tudo saber respeitá-los. Só assim teremos uma vida tranqüila e em harmonia, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Grandes conquistas em equipe, melhoria do fluxo de trabalho, delegação de poderes e tarefas, melhoria da qualidade de produtos e serviços, melhorias de processos, etc., surgem de simples diálogos e de conversas informais.

É isto aí!

Jonas O. Comin

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