Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

domingo, 6 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DO RISO



Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente.



Contrair os músculos da face em conseqüência da alegria, ou mais precisamente, rir, pode ser o melhor remédio. O riso é um grande estimulador, suficiente para mandar uma ordem para o seu cérebro, a nível do hipotálamo, e sintetizar as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas, que são substâncias analgésicas similares as morfinas, mas com potência analgésica cem vezes maior. Estas substâncias são produzidas nas situações de riso, gargalhadas, alegria ou em toda a situação que te dá um certo bom humor. Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormônios da felicidade. Não havendo assim uma escala para cada uma destas situações. Porque você pode ter uma gargalhada ou sorriso com uma intensidade maior ou menor. O que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. Isto vai ser sentido na sensação de bem estar, quanto maior for, maior será a síntese de betas endorfinas. Ao rir você vai ter uma proteção cardiovascular, uma proteção vascular contra anginas, contra infartos, contra derrames e doenças vasculares. Não só a nível cardíaco como a nível cerebral. Porque o riso permite um relaxamento que ajuda a normalizar a respiração arterial. Se as pessoas tivessem o hábito de rir várias vezes ao dia, estariam amenizando a descarga de adrenalina no organismo e permitindo uma descarga de endorfinas.

Cuidado!

Pessoas mal humoradas, impacientes, irritadas, contrariadas, rígidas (inclusive consigo mesmas) e autoritárias vivem num processo de tensão muito maior e esta tensão propicia uma descarga muito maior de adrenalina e conseqüentemente uma pré-disposição maior para acidentes vasculares como os infartos, as anginas e até os derrames.


A história do riso

Hipócrates o pai da medicina no século IV ª.C já utilizava animações e brincadeiras na cura de pacientes.
Darwin pioneiro no estudo dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou em seu livro A expressão das emoções nos homens e nos animais (1872) o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais.
Na França, Jeanne Louisie Calmet, falecida em 1997 aos 122 anos afirmou que o segredo da longevidade é sorrir sempre.
Na Índia algumas empresas tem o costume de fazer uma sessão de riso antes de iniciar a jornada de trabalho. O resultado é um aumento considerável na produção, em decorrência do bem estar físico e emocional dos trabalhadores.
No final de novembro do ano passado, estudo feito pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), com a presença de especialistas de vários países, mostrou que rir protege contra infartos e doença coronárias.

10 motivos para sorrir:

1 - O sorriso é um convite à aproximação. O bom astral atrai.

2 – Tenha um ataque de riso. É uma mensagem perfeita, mexe com os músculos da barriga e com todos os órgãos internos do corpo humano.

3 – Rir também é exercício. Segundo pesquisas a Universidade de Stanford, rir 100 vezes ao dia eqüivale a 10 minutos remando. Uma tarde de gargalhadas pode ser um substituto para 400 metros de natação, 20 minutos de corrida ou 4 valiuns como calmante.

4 – Ao contrário do que se diz, sorrir não dá rugas. Embora quando a gente sorria, apareçam aqueles pés de galinha, logo depois ocorre uma distensão dos músculos faciais – funciona como uma verdadeira massagem facial. A pele descansa e fica mais bonita.

5 – Está nervoso/a? É hora de esfriar a cabeça. Literalmente. Quando a gente sorri, o sangue que passa pela nossa cabeça esfria. Isso provoca uma sensação de bem-estar.

6 – Saber rir dos nossos problemas ajuda a solucioná-los. Alegria é sinônimo de confiança.

7 – Rir é o melhor remédio para tensão e dor de cabeça. Quando a gente ri nosso cérebro produz endorfina, uma substância química natural que alivia a dor.

8 – Quem ri à toa não fica doente tão fácil. Pesquisadores americanos descobriram que pessoas que riem têm mais anticorpos que as que choram.

9 – As mulheres normalmente sorriem mais do que os homens. Por isso, a falta de um sorriso é mais notada nas mulheres. Assim as que não riem são mais tachadas de antipáticas.

10 – O sorriso é uma arma contra a antipatia. Se você sorri numa festa, as pessoas vão tratá-la melhor e a festa vai ser ótima. Todo mundo percebe. Assim, sorria!

Então vamos soltar uma risada? (rs) 



  




"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios." (Martin Luther King)




http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vya_estela60.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário