Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

domingo, 14 de agosto de 2011

A ORIGEM DO "DIA DOS PAIS"


O dia dos pais teve inicio há mais de quatro mil anos, na antiga Babilônia. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
No ano de 1909 na cidade de Spokane  (EUA),  Sonora Luise motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart que havia criado seis filhos sozinho, resolveu criar um dia para homenagear os pais.  


A data escolhida por ela foi 19 de junho, já que seu pai nascera no neste mês. Sua idéia se espalhou para toda a cidade de Washington, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais e finalmente  no ano de 1972, o então presidente americano Richard Nixon oficializou a data como feriado nacional.

Seguindo as tradições os Estados Unidos comemoram a data no terceiro domingo de Junho, em Portugal o dia dos pais é comemorado em 19 de março. No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. 

Países que celebram no terceiro domingo de Junho:


§                     África do Sul
§                     Argentina
§                     Canadá
§                     Chile
§                     Colombia
§                     Costa Rica
§                     Cuba
§                     Equador
§                     Eslováquia
§                     Estados Unidos
§                     Filipinas
§                     França
§                     Hong Kong
§                     Holanda
§                     Índia
§                     Irlanda
§                     Japão
§                     Macau
§                     Malásia
§                     Malta
§                     México
§                     Paraguai
§                     Peru
§                     Reino Unido
§                     Turquia
§                     Uruguai
§                     Venezuela

Países que celebram em outras datas:


§                     Alemanha: 40 dias depois do domingo de páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfahrt)
§                     Áustria: segundo domingo de Junho
§                     Austrália: o primeiro domingo em Setembro
§                     Bélgica: Dia de São José (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular")
§                     Brasil: segundo domingo de Agosto
§                     Bulgária: 20 de Junho
§                     Dinamarca: 5 de Junho
§                     República Dominicana: último domingo de Junho
§                     Coréia do Sul: 8 de maio
§                     Lituânia: o primeiro domingo de Junho
§                     Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro
§                     Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de Novembro
§                     Polônia: 23 de Junho
§                     Portugal, Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra e Listenstaine: 19 de Março
§                     Rússia: 23 de Fevereiro
§                     Tailândia: 5 de Dezembro, Dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
§                     Taiwan: 8 de Agosto

Feliz dia dos Pais...

aos que estão por perto fisicamente ou não!

Te amo meu Pai!

Pai! 
Você foi meu herói meu bandido...
Você faz parte desse caminho,
que hoje eu sigo em paz.



"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai." (Sigmund Freud).


Nenhum comentário:

Postar um comentário