Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BURLE MARX

O logotipo da página inicial do Google homenageia nesta quinta-feira, o arquiteto e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx. A celebração é pelo aniversário de 102 anos do nascimento do arquiteto, em 4 de agosto de 1909.

Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do nosso século, distinguido e premiado internacionalmente. Artista de múltiplas artes, foi também, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias, sensibilidades que conferiram características específicas a toda a sua obra.



Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.


Sua participação entre as definições da Arquitetura Moderna no Brasil foi extremamente fundamental, Burle Marx atuou em diversas equipes responsáveis por vários projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um grande marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Um projeto com definição por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.

Roberto Burle Marx foi um revolucionário do paisagismo e da jardinagem no mundo, que começou a cultivar mudas e coleções de plantas aos sete anos de idade e, ao final da sua vida, doou todo o seu acervo para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que transformou em museus o Sítio Burle Marx e o seu ateliê-escritório de arquitetura. Foi aluno de Cândido Portinari e professor de Lygia Clark. Seus projetos de mais de 2000 jardins fascinam pessoas ao redor do planeta, por retratarem com destaque a riqueza das formas e das cores vibrante da biodiverisidade tropical brasileira. O paisagismo tinha definição de arte, segundo Burle Marx, por envolver conceitos estéticos como cores, formas, volumes, texturas, composição. Os seus jardins incluem espécies exóticas dos biomas brasileiros, que se unem desenhadas pela sua mão de artista, nunca permanecendo os mesmos espaços ao longo do tempo, por ter incluído nos projetos as épocas de floração de cada planta e suas possibilidades de combinações.

Cronologia de Roberto Burle Marx

  • 1909 – nasce Burle Marx em 4 de agosto, em São Paulo
  • 1913 – Muda-se com a família para o Rio de Janeiro, onde fixam domicílio
  • 1928 a 1929 – Vive período na Alemanha com a família
  • 1930 a 1934 – Ingressa e frequenta a Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
  • 1932 – Primeiro projeto de paisagismo para a residência da família Schwartz no Rio de Janeiro
  • 1934 – Assume a Diretoria de Parques e Jardins do Recife, projeta praças e jardins públicos
  • 1937 – Cria o primeiro Parque Ecológico do Recife
  • 1949 – Adquire um sítio de 365.000 m2, em Guaratiba, RJ, onde abriga uma grande coleção de plantas
  • 1953 – Projeta os Jardins da Cidade Universitária da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro
  • 1953 – Projeta o Jardim do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte
  • 1954 – Realiza o projeto paisagístico para o Parque Ibirapuera, em São Paulo, SP (não executado)
  • 1955 – Projeta o paisagismo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ
  • 1961 – Projeta o paisagismo para o Eixo Monumental de Brasília
  • 1961 – Paisagismo do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro
  • 1968 – Projeta o paisagismo da Embaixada do Brasil em Washington, D.C. (Estados Unidos) -
  • 1970 – Projeta o paisagismo do Palácio Karnak, sede oficial do Governo do Piauí.
  • 1971 – Recebe a Comenda da Ordem do Rio Branco do Itamaraty em Brasília
  • 1982 – Recebe o título Doutor honoris causa da Academia Real de Belas Artes de Haia (Holanda)
  • 1982 – Recebe o título Doutor honoris causa do Royal College of Art em Londres (Inglaterra)
  • 1985 – Doou seu sítio de Guaratiba com seu acervo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (na ocasião se chamava Fundação Nacional Pró Memória)
  • 1990 – Projeta o paisagismo do Parque Ipanema, em Ipatinga/MG
  • 1994 – Morre no Rio de Janeiro, em 5 de junho, tendo projetado mais de 2.000 jardins ao longo de sua vida.


"Sem compreender as necessidades de uma cidade e, principalmente sem compreender as funções das áreas verdes, o paisagista não poderá realizar jardins" (Burle Marx)





Nenhum comentário:

Postar um comentário