Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

terça-feira, 26 de julho de 2011

A HISTÓRIA DO MISS BRASIL (1900 - 2015)


Quem nunca ouviu falar nas clássicas medidas 90-60-90cm das misses? As minhas passam longe...rs

Brega ou não a verdade é que toda menina sonhou um dia, em ser miss ou modelo, mesmo aquelas que tem vergonha de assumir. O problema é que nem todas possuem os atributos necessários para se tornar uma então, é melhor acordar e se contentar em assistir aos concursos.

 

O Conceito de beleza passou por inúmeras mudanças ao longo dos tempos. Aliás, o tempo dita os padrões! 

Antigamente  costumavam achar belas as mulheres de formas mais arredondadas e voluptuosas. Os quilinhos a mais eram sinônimos de formosura e as mulheres mais magras eram vistas quase como "mulheres incompletas". Hoje porém, os tais quilinhos a mais são inaceitáveis e quanto mais magra a mulher for, melhor!!!

 

O filósofo francês Voltaire, que há dois séculos tentava através da sátira pôr fim aos padrões invioláveis que definiam a beleza, dizia: "Para um macaco não existe nada mais belo do que uma macaca".

 

Vale ressaltar que atualmente a beleza feminina está longe do natural, pois  a  originalidade de uma mulher se tornou meio que postiço, com aplicações de silicone, botox, bumbum arredondado, lipoaspiração, plástica etc...E isso vale também para os concursos de beleza.  Países como a Venezuela por exemplo, praticamente "fabricam" suas candidatas para os concursos de Miss.

 

Resolvi criar um Post sobre o Concurso de Miss Brasil, que teve início bem antes da nossa eterna Martha Rocha, coroada Miss Brasil em 1954.


VIOLETA LIMA CASTRO, MAIS CONHECIDA POR BEBÊ LIMA CASTRO FOI MISS BRASIL EM 1900. Embora alguns historiadores afirmem que uma francesa, naturalizada Brasileira foi nossa primeira Miss, no ano de 1865. Ela nasceu em Paris, em 1879, e foi registrada no consulado brasileiro, filha do Dr. João da Costa Lima e Castro, professor da faculdade de medicina. Falava e escrevia fluentemente três idiomas: português, francês e espanhol, além de falar e ler bem o inglês e o italiano. Era pintora , tinha uma voz excelente e tornou-se uma das mais célebres cantora líricas do seu tempo. Atuou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ia todos os anos à Europa, onde cantou nos principais países , e viveu 10 anos em Paris. Cantou para Mussolini e dele recebeu um retrato com primorosa dedicatória. Encerrou sua carreira artística em 1957, durante concerto realizado na ABI-Associação Brasileira de Imprensa. Levou uma vida discretíssima. 




MISS BRASIL 1912. 

Promovido pelo cronista Figueiredo Pimentel do Jornal Gazeta de Notícias – Seção “Binóculo”. No exemplar do jornal havia um cupom aonde as pessoas preenchiam com o nome das “mademoiselles” que preferiam indicar. O final da apuração aconteceu a 3 de abril de 1912, com o seguinte resultado:
1º lugar – mademoiselle NOÊMIA NABUCO DE CASTRO
2º lugar – mademoiselle ALUILDE PRISCO BARBOSA
3º lugar – mademoiselle MARIA JOSÉ MONTEIRO DOS REIS
Além das vencedoras, outras mademoisselles cariocas foram bem votadas, entre elas mademoiselle Nair de Teffé, futura esposa do Presidente Marechal Hermes da Fonseca. Apesar do caráter regionalista ( só o Distrito Federal) participando desta promoção, tem registro na imprensa da época.



MISS BRASIL 1922/23


ZEZÉ LEONE

Em 1922, ano da comemoração do Centenário da Independência do Brasil, o Jornal carioca A NOITE promoveu um concurso para eleger A MAIS BELA MULHER DO BRASIL. O certame foi bem organizado, tendo divulgação e premiação. A final foi disputado por 40 participantes ( Municípios e Estados 
brasileiros) na cidade do Rio de Janeiro e teve o seguinte:
1º lugar – Maria José (Zezé) Leone - Miss SP/Miss Santos
2º lugar - Hilda de Castro e Lima - Miss Bahia/Miss Salvador
3º lugar - Orminda Vale - Miss Est. RJ/Miss Ipanema
4º lugar - Dorotildes Adamo - Miss RS/Miss Porto Alegre.
Zezé Leone, ao ser eleita Miss Brasil 1922, ganhou uma casa em Santos, preferiu o dinheiro em lugar da viagem à Europa. Seu nome virou sinônimo de mulher bonita.“Que mulher, uma verdadeira Zezé Leone !” Esta era a expressão que todos usavam quando queriam exaltar a beleza de uma mulher. Interessante notar que Zezé Leone foi muito popular depois 
do concurso, virou nome de Rua , de Sobremesa, rótulo de perfume, letra de um maxixe e até nome de Locomotiva e trabalhou em um filme chamado “A Mais Bela”.


MISS BRASIL 1929


OLGA BERGAMINI DE SÁ

A vencedora foi a representante do Distrito Federal (RJ), Olga Bergamini de Sá ( pertencia a família originária de Minas Gerais ). As jovens que disputaram o título de Miss Brasil 1929 passaram por três provas sensacionais para a época : desfile em toalete, em “voille” e, finalmente, em maiô. A presença do público não foi permitida. 
Uma multidão acotovelava-se do lado de fora, na porta do Fluminense. As candidatas desfilaram para uma comissão julgadora que tinha como presidente o escritor Coelho Neto. Olga Bergamini de Sá, Miss Brasil 1929, ganhou 10 mil dólares e o direito de representar o Brasil no Miss Universo, em Galveston, Texas-USA. Chegando aos Estados Unidos, Olga Bergamini de Sá tornou-se logo uma das candidatas favoritas. Ela era uma moça de excelente posição social e desistiu já no meio da competição por entender que o concurso era organizado por gente não recomendável para jovens do seu nível. As candidatas tinham de entrar em provas estranhas, tais como : desfiles em “music-hall”, dar beijinhos em alguns cidadãos da platéia e se sujeitar a outros expedientes que os empresários usavam para encher suas casas de espetáculo. O Brasil inteiro lamentou o ocorrido mas deu total apoio àquela que poderia ter sido a nossa primeira Miss Universo. A vencedora foi a representante da Áustria.




ORIGEM DOS CONCURSOS


Os concursos Oficiais de Miss Universo começaram em 1952, na cidade de Long Beach (Califórnia), para promover uma marca de maiô. O Brasil só iniciou sua participação em 1954, quando a baiana Martha Rocha, classificou-se em 2º lugar, justificado pelas lendárias “duas polegadas a mais”. Comentário de um dos jurados, ouvido pelo jornalista João Martins da revista “O Cruzeiro”, que publicou a notícia até hoje comentada.

Desde 1999, a GAETA Promoções, empresa criada pelo Coordenador nacional do Miss Brasil desde 1994, Boanerges Gaeta Júnior é a responsável pela realização do Miss Brasil, que teve suas edições de 1999, 2000 e 2001 sediadas no Rio de Janeiro e transmitidas regionalmente pela CNT. Em 2002, a Miss Brasil 1997, Nayla Micherif, se associa à empresa. 

Existem várias versões do concurso Miss Brasil, porém, o único Miss Brasil realmente é o que elege a representante do país para o Miss Universo.

"ANOS DOURADOS"

Com a entrada dos Diários Associados na promoção do evento, a partir de 1955, o Miss Brasil passou a ter mídia e se tornou o segundo eventomais importante do país atrás apenas da Copa do Mundo FIFA de futebol. As transmissões televisivas, encabeçadas pela Rede Tupi, passaram a ter peso depois que sua sede foi transferida de Petrópolis para a então capital federal em 1958.
Na década de 60, o Brasil conquistaria suas duas únicas vitórias tanto no Miss Universo (Ieda Maria Vargas, 1963 e Martha Vasconcellos,1968) como no Miss Beleza Internacional (Maria da Glória Carvalho, 1968). Nesse período o país chegou às semifinais e finais de ambos os concursos por várias vezes. Em 1971, a segunda colocada no Miss Brasil, Lucia Tavares Petterle, Miss Guanabara, foi eleita Miss Mundo.

REGULAMENTO

Para participar do concurso Miss Brasil, a candidata deve preencher os seguintes requisitos, embora hoje existam algumas “brechas”:
§                     Ser do sexo feminino;
§                     Ser cidadã brasileira por um período de pelo menos 12(doze) meses que antecedem a realização do concurso:
§                     Ser residente no País;
§                     Ter no minimo 18 (dezoito) anos e no máximo 26 (vinte e seis) anos até o dia 31 de dezembro correspondente ao ano do concurso
§                     Não são aceitas candidatas emancipadas;
§                     Nunca ter sido casada, nem ter tido casamento anulado;
§                     Nunca ter sido mãe, não estar grávida;
§                     Nunca ter sido fotografada ou filmada totalmente despida, expondo os seios e partes íntimas;
§                     Nunca ter sido fotografada ou filmada em cena de sexo explícito;
§                     Ter estatura mínima de 170 (cento e setenta) centímetros.

VENCEDORAS DO MISS BRASIL - DE 1954 À 2011




1954 – Martha Rocha (Bahia)
1955 – Emília Correia Lima (Ceará)
1956 – Maria José Cardoso (Rio Grande do Sul)
1957 – Terezinha Morango (Amazonas)
1958 – Adalgisa Colombo (Rio de Janeiro – antigo Distrito Federal)
1959 – Vera Ribeiro (Rio de Janeiro – antigo Distrito Federal)

1960 – Gina MacPherson (Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara)
1961 – Stael da Rocha Abelha (Minas Gerais)
1962 – Maria Olívia Rebouças (Bahia)
1963 – Ieda Maria Vargas (Rio Grande do Sul)
1964 – Ângela Vasconcelos (Paraná)
1965 – Maria Raquel de Andrade (Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara)
1966 – Ana Cristina Rídzi (Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara)
1967 – Carmen Sílvia Ramasco (São Paulo)
1968 – Martha Vasconcellos (Bahia)
1969 – Vera Fischer (Santa Catarina)
1970 – Eliane Thompson (Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara)
1971 – Eliane Parreira Guimarães (Minas Gerais)
1972 – Rejane Vieira da Costa (Rio Grande do Sul)
1973 – Sandra Mara Ferreira (São Paulo)
1974 – Sandra Guimarães de Oliveira (São Paulo) - Que desistiu da faixa logo que voltou de Miss Universo – passando-à para a Miss Brasil Internacional 1974 – Janeta Eleomara Hoeveler – RIO GRANDE DO SUL
1975 – Ingrid Budag (Santa Catarina)
1976 – Kátia Moretto (São Paulo)
1977 – Cássia Janys Silveira (São Paulo)
1978 – Suzana Araújo dos Santos (Minas Gerais)
1979 – Martha Jussara da Costa (Rio Grande do Norte)
1980 – Eveline Schroeter (Rio de Janeiro)
1981 – Adriana Alves de Oliveira (Rio de Janeiro)
1982 – Celice Marques da Silva (Pará)
1983 – Mariza Fully Coelho (Minas Gerais)
1984 – Ana Elisa Flores (São Paulo)
1985 – Márcia Gabrielle (Mato Grosso)
1986 – Deise Nunes (Rio Grande do Sul)
1987 – Jacqueline Meirelles (Distrito Federal)
1988 – Isabel Cristina Beduschi (Santa Catarina)
1989 – Flávia Cavalcanti (Ceará)
1990 - Na "era SBT", o Brasil obteve resultados pífios no Miss Universo (uma finalista e três semifinalistas, fora as premiações especiais de traje típico concedidas em 1981, 1987 e 1989). Com sucessivas quedas drásticas de audiência, o SBT abriu mão do Miss Brasil e do Miss Universo em1990, e isto foi crucial para a não participação do Brasil no Miss Universo 1990.
1991 – Patrícia Godoy (São Paulo)
1992 – Maria Carolina Otto (Paraná)
1993 – Leila Schuster (Rio Grande do Sul) - O Miss Brasil 1993 a 39ª edição do concurso, não foi um concurso, e sim uma cerimônia de coroação realizada em 12 de janeiro no Restaurante Leopolldo em SP. A Miss de 1992 Maria Carolina coroou Leila Schuster vencedora. Ela representou o Brasil no Miss Universo. A empresa The Most of Brazilian Beauty, coordenada por Marlene Brito, realizou um casting com apenas dez candidatas.
1994 – Valéria Péris (São Paulo)
1995 – Renata Bessa (Minas Gerais)
1996 – Maria Joana Parizotto (Paraná)
1997 – Nayla Micherif (Minas Gerais)
1998 – Michella Marchi (Mato Grosso do Sul)
1999 – Renata Fan (Rio Grande do Sul)
2000 – Josiane Kruliskoski (Mato Grosso)
2001 – Juliana Borges (Rio Grande do Sul)
2002 – Joseane Oliveira (Rio Grande do Sul)Foi destituída do título por ser casada e substituída pela 2ª classificada Taíza Thomsen, de Santa Catarina. Taiza herdou o título de Miss Brasil em 2002, depois que a vencedora do concurso e participante do Big Brother Brasil, Josiane Oliveira, admitiu que era casada, contrariando as regras para participação no concurso.
2003 – Gislaine Ferreira (Tocantins)
2004 – Fabiane Niclotti (Rio Grande do Sul)
2005 – Carina Beduschi (Santa Catarina)
2006 – Rafaela Zanella (Rio Grande do Sul)
2007 - Natália Guimarães (Minas Gerais)
2008 - Natália Anderle (Rio Grande do Sul)
2009 - Larissa Costa (Rio Grande do Norte)
2010 - Débora Lyra (Minas Gerais)
2011 – Priscila Machado (Rio Grande do Sul)
2012 - Gabriela Markus (Rio Grande do Sul)
2013 - Jakelyne de Oliveira (Mato Grosso).
2014 - Melissa Gurgel (Ceará)
2015 - Marthina Brandt (Rio Grande do Sul)

As únicas Brasileiras que venceram o concurso MISS UNIVERSO, foram: a gaúcha IEDA VARGAS em 1963 e a baiana MARTHA VASCONCELLOS, em 1968.




  IEDA MARIA VARGAS - 1963

MARTHA VASCONCELLOS - 1968 


Martha Rocha (1954), Terezinha Morango (1957), Adalgisa Colombo (1958), Rejane Vieira Costa (1972) e  Natália Guimarães (2007) se classificaram em 2º lugar no Miss Universo. A lindíssima Martha Rocha perdeu o título em 1954, ficando em segundo lugar no concurso Miss Universo, devido as famosas duas polegadas a mais nos quadris. Na verdade dizem que essa história foi inventada pelo jornalista João Martins da Revista Cruzeiro, no intuito de consolar o orgulho brasileiro. Ainda assim Martha Rocha foi considerada a mulher mais bonita do concurso, porém a coroa ficou com a Miss Estados Unidos Miriam Stevenson.


A EDIÇÃO DO MISS UNIVERSO 2011 QUE COMEMORARÁ 60 ANOS DO CONCURSO, SERÁ REALIZADO PELA PRIMEIRA VEZ AQUI NO BRASIL NO DIA 12 DE SETEMBRO NO CREDICARD HALL. A VENCEDORA RECEBERÁ A COROA DAS MÃOS DA MISS UNIVERSO 2010 JIMENA NAVARRETE. 

JIMENA NAVARRETE

AINDA QUE A COROAÇÃO DA MISS BRASIL PRISCILA MACHADO TENHA  OCORRIDO SOB MUITAS VAIAS, JÁ QUE A FAVORITA DO PÚBLICO ERA A MISS BAHIA (GABRIELA ROCHA)...VAMOS TORCER PARA QUE PRISCILA CONQUISTE UMA BOA COLOCAÇÃO, OU QUEM SABE O TÃO ALMEJADO TÍTULO DE MISS UNIVERSO!    


A MISS BRASIL PRISCILA MACHADO E A MISS BAHIA GABRIELA ROCHA QUE FICOU EM 2º LUGAR NO CONCURSO TRANSMITIDO PELA TV BANDEIRANTES EM 23 DE JULHO.     


Não foi dessa vez, mas ainda assim uma ótima colocação!  
A Miss Brasil Priscila Machado acena para os fãs ao ouvir o resultado dos jurados. Representante do país ficou em terceiro lugar no concurso realizado em São Paulo no dia 12 de Setembro no Credicard Hall.


A GRANDE VENCEDORA DO MISS UNIVERSO 2011 FOI A LINDÍSSIMA ANGOLANA LEILA LOPES...PARABÉNS!


Aos 25 anos, a angolana Leila Lopes desbancou 88 concorrentes e venceu o concurso Miss Universo 2011.  Ela é a primeira representante da Angola a conquistar o título de mulher mais bonita do mundo. A brasileira Priscila Machado, 25, ficou em terceiro lugar e a representante da Ucrânia, Olesya Stefanko, 21, conquistou a segunda colocação. 





A MISS BRASIL 2014 FOI ELEITA EM 27.09.2014 

EM FORTALEZA





Melissa disputou a final com a Miss São Paulo, Fernanda Leme, que ficou em segundo lugar. A cearense foi coroada por Jakeline Oliveira (Miss Brasil 2013). Além da cobiçada coroa, avaliada em R$ 14 mil, Melissa foi premiada com o vestido de gala e um carro 0km no valor de R$ 40 mil reais. A 60ª edição comemorativa do evento de beleza, transmitida com exclusividade pela Band, escolheu a candidata mais bem preparada para representar o Brasil no grande Miss Universo 2014, que será realizado em Miami Beach nos Estados Unidos, no dia 26 de janeiro de 2015.

MISS UNIVERSO 2015: A candidata da Colômbia, Paulina Vega, venceu, o Miss Universo 2014. A 63ª edição do concurso de beleza foi realizada em Miami. Ao todo, 88 candidatas disputaram a coroa.




A candidata brasileira Melissa Gurgel ficou entre as 15 semifinalistas, mas foi eliminada após o desfile em  trajes de banho. O estilista Alexandre Dutra, já conhecido no universo das misses, assinou o vestido de gala e o traje típico usados pela Miss Brasil.

MISS BRASIL 2015: Marthina Brandt


A Miss Rio Grande do Sul, Marthina Brandt, foi eleita Miss Brasil 2015, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira dia 19 de Novembro em São Paulo. A gaúcha de 23 anos desbancou as misses Santa Catarina (2º lugar) e São Paulo (3º) na grande final. Com a vitória de Marthina, o Rio Grande do Sul se consolida como o maior vencedor do concurso, com 13 títulos no total. Minas Gerais vem em seguida, com oito vitórias. A Miss Pernambuco, Sayonara Veras, entrou no Top 15 de favoritas, mas não conseguiu ficar entre as 10 semifinalistas. Ela é estudante de direito e representou o município de Bom Princípio no concurso de Miss Rio Grande do Sul, realizado em junho. 

http://ego.globo.com/famosos/noticia/2014/09/melissa-gurgel-vence-o-miss-brasil-2014.html




http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2015/11/18/internas_viver,611143/gaucha-marthina-brandt-e-eleita-a-miss-brasil-2015.shtml

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/candidata-da-colombia-vence-o-miss-universo-2014.html

6 comentários:

  1. Nossa, é verdade Lu, eu não perdia um concurso na TV, adorava, mas pra mim além das medidas nada padrão a altura tbm pegava! kakakaka! Conheço a Flávia, vencedora de 1989, ela é um amor de pessoa e muito bonita até hoje.

    Claudete

    ResponderExcluir
  2. Bacana Clau! Quanto as nossas medidas "abafa" o caso...continuemos assistindo aos concursos! rs

    ResponderExcluir
  3. Desde 1922 havia uma baiana na final, destacando-se, porém as coroas foram decididas longe delas na maioria das vezes. Sobre Flávia Cavancanti, Miss Brasil 1989 é linda, muito linda até hoje, e nasceu na Bahia.

    MARCIO LANDIN

    ResponderExcluir
  4. olha amei ees quase tcc aqui lu muito quero ter mais informaçoe sobre como s ecriou aindentidade domiss brqsil

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei o seu blog, em especial este post sobre a história do concurso Miss Brasil.
    Curso o último ano de Publicidade e Propaganda no UniFoa, Volta Redonda-RJ e estou fazendo meu TCC sobre a trajetória do concurso Miss Brasil, dentro de gestão de eventos.
    Estou precisando de informações específicas sobre a publicidade do concurso ao longo das décadas.
    Parabéns pelo post, muito bacana mesmo!

    ResponderExcluir