Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A VERDADEIRA AUTO-AJUDA


De uns tempos para cá, é visível a procura das pessoas por livros de auto-ajuda,  seja nas livrarias, bancas de jornal ou até mesmo em supermercados. Enfim tem sido muito comum, encontrar pessoas comprando os tais livros. Isso se dá por vários fatores como carência, solidão, crises de ansiedade ou ao mal do século intitulado depressão ou a inexplicável síndrome do pânico.  Quero deixar claro que não tenho nada contra, já li vários livros de auto-ajuda e até indicaria alguns, mas esse não é o propósito deste post. Além do mais, se eles não me ajudaram também não atrapalharam e no final das contas, valeu uma pausa para leitura, algumas boas outras nem tanto!
Voltando a questão do aumento na procura desta “ferramenta emocional”, o que mais me preocupa é  perceber que em muitos casos o conteúdo pode mesmo piorar algumas situações. Falo isso, pois a fragilidade e vulnerabilidade de certas pessoas fazem com que elas passem a interpretar os dizeres de certos autores, como uma verdade absoluta e inquestionável.
Mas alguém pode chegar para mim e  perguntar: - Por acaso você sabe o que é chegar ao fundo do poço? Não ter ninguém com quem contar?... - Não! Nunca cheguei ao fundo do poço e isso não significa que eu não tenha caído ou seja melhor do que alguém, apenas acredito em mim, na minha capacidade de parar antes de chegar até ele, caso contrário tenho plena certeza que assim como muitos, também me sentiria perdida.
O que estou tentando dizer é que a ajuda definitiva não será encontrada em nenhum livro, tal qual um passe de mágica. Concordo que em alguns existe um apoio, um alento momentâneo e só! A ajuda definitiva está dentro de nós mesmos, e isso muitas vezes não é percebido ou mesmo entendido, tamanha a fragilidade do momento.
É óbvio que não temos respostas para todos os nossos problemas, mas se passarmos a nos conhecer melhor as soluções aparecerão. O que não podemos é subestimar a nossa inteligência e principalmente a capacidade de renascer das cinzas, tal qual a mitológica Fênix.
Somos sim portadores de muitas deficiências emocionais, mas também possuímos uma força interior incomparável que necessita ser trabalhada e compreendida e isso não está escrito em lugar nenhum, está guardado dentro de nós. 
Precisamos urgentemente, parar, respirar fundo e viajar para dentro de nós mesmos sem que isso signifique introspecção, mas a real busca pelo conhecimento. Desta maneira conseguiremos descobrir, qual a leitura que necessitamos se é que necessitamos de alguma? Você pode ler um Best Sellers da auto-ajuda,  ganhador de inúmeros prêmios, mas lembre-se que ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos!
Aí vocês voltam a me perguntar: E o tal poço? E eu lhes respondo:
- Nas inúmeras quedas fui aprendendo a “cimentá-lo” com uma habilidade resgatada na minha viagem interior, a coragem. Hoje não existe mais nenhum poço, e eu consigo andar sobre ele. E tenho total certeza que você também consegue...Boa Viagem! (Lú Soares) 


Ana Lúcia P.S.Oliveira (O autor é o titular exclusivo dos direitos autorais sobre a sua respectiva obra (Lei nº 9.610/1998, arts. 7º, I; 11; 17 e 18) 




Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo.
(Mark Twain)

* O termo auto-ajuda pode ser referir a qualquer caso onde um indivíduo ou um grupo (como um grupo de apoio) procura se aprimorar econômica, espiritual, intelectual ou emocionalmente. O termo costuma ser aplicado como uma panacéia em educação, negócios e psicologia, propagandeada através do lucrativo ramo editorial de livros sobre o assunto. A publicação de livros de auto-ajuda surgiu da descentralização da ideologia, do crescimento da indústria editorial usando novas e melhores tecnologias de impressão e no auge do crescimento, com as novas ciências psicológicas sendo difundidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário