Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A VITÓRIA NOSSA DE CADA DIA



Olhe para todos ao seu redor e veja o que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia.
Não temos amado, acima de todas as coisas.
Não temos aceito o que não se entende porque não queremos passar por tolos.
Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos um ao outro.
Não temos nenhuma alegria que não tenha sido catalogada.
Temos construído catedrais, e ficado do lado de fora pois as catedrais que nós mesmos construímos, tememos que sejam armadilhas.
Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e nós a tememos.
Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo.
Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda.
Temos procurado nos salvar mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes.
Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer a sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios.
Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar a nossa vida possível.
Temos disfarçado com falso amor a nossa indiferença, sabendo que nossa indiferença é angústia disfarçada.
Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa.
Falar no que realmente importa é considerada uma gafe. 
Não temos adorado por termos a sensata mesquinhez de nos lembrarmos a tempo dos falsos deuses.
 Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer «pelo menos não fui tolo» e assim não ficarmos perplexos antes de apagar a luz.
Temos sorrido em público do que não sorriríamos quando ficássemos sozinhos.
Temos chamado de fraqueza a nossa candura.
Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo.
E a tudo isso consideramos a vitória nossa de cada dia. 

(Clarice Lispector, in 'Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres')

domingo, 6 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DO RISO



Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente.



Contrair os músculos da face em conseqüência da alegria, ou mais precisamente, rir, pode ser o melhor remédio. O riso é um grande estimulador, suficiente para mandar uma ordem para o seu cérebro, a nível do hipotálamo, e sintetizar as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas, que são substâncias analgésicas similares as morfinas, mas com potência analgésica cem vezes maior. Estas substâncias são produzidas nas situações de riso, gargalhadas, alegria ou em toda a situação que te dá um certo bom humor. Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormônios da felicidade. Não havendo assim uma escala para cada uma destas situações. Porque você pode ter uma gargalhada ou sorriso com uma intensidade maior ou menor. O que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. Isto vai ser sentido na sensação de bem estar, quanto maior for, maior será a síntese de betas endorfinas. Ao rir você vai ter uma proteção cardiovascular, uma proteção vascular contra anginas, contra infartos, contra derrames e doenças vasculares. Não só a nível cardíaco como a nível cerebral. Porque o riso permite um relaxamento que ajuda a normalizar a respiração arterial. Se as pessoas tivessem o hábito de rir várias vezes ao dia, estariam amenizando a descarga de adrenalina no organismo e permitindo uma descarga de endorfinas.

Cuidado!

Pessoas mal humoradas, impacientes, irritadas, contrariadas, rígidas (inclusive consigo mesmas) e autoritárias vivem num processo de tensão muito maior e esta tensão propicia uma descarga muito maior de adrenalina e conseqüentemente uma pré-disposição maior para acidentes vasculares como os infartos, as anginas e até os derrames.


A história do riso

Hipócrates o pai da medicina no século IV ª.C já utilizava animações e brincadeiras na cura de pacientes.
Darwin pioneiro no estudo dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou em seu livro A expressão das emoções nos homens e nos animais (1872) o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais.
Na França, Jeanne Louisie Calmet, falecida em 1997 aos 122 anos afirmou que o segredo da longevidade é sorrir sempre.
Na Índia algumas empresas tem o costume de fazer uma sessão de riso antes de iniciar a jornada de trabalho. O resultado é um aumento considerável na produção, em decorrência do bem estar físico e emocional dos trabalhadores.
No final de novembro do ano passado, estudo feito pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), com a presença de especialistas de vários países, mostrou que rir protege contra infartos e doença coronárias.

10 motivos para sorrir:

1 - O sorriso é um convite à aproximação. O bom astral atrai.

2 – Tenha um ataque de riso. É uma mensagem perfeita, mexe com os músculos da barriga e com todos os órgãos internos do corpo humano.

3 – Rir também é exercício. Segundo pesquisas a Universidade de Stanford, rir 100 vezes ao dia eqüivale a 10 minutos remando. Uma tarde de gargalhadas pode ser um substituto para 400 metros de natação, 20 minutos de corrida ou 4 valiuns como calmante.

4 – Ao contrário do que se diz, sorrir não dá rugas. Embora quando a gente sorria, apareçam aqueles pés de galinha, logo depois ocorre uma distensão dos músculos faciais – funciona como uma verdadeira massagem facial. A pele descansa e fica mais bonita.

5 – Está nervoso/a? É hora de esfriar a cabeça. Literalmente. Quando a gente sorri, o sangue que passa pela nossa cabeça esfria. Isso provoca uma sensação de bem-estar.

6 – Saber rir dos nossos problemas ajuda a solucioná-los. Alegria é sinônimo de confiança.

7 – Rir é o melhor remédio para tensão e dor de cabeça. Quando a gente ri nosso cérebro produz endorfina, uma substância química natural que alivia a dor.

8 – Quem ri à toa não fica doente tão fácil. Pesquisadores americanos descobriram que pessoas que riem têm mais anticorpos que as que choram.

9 – As mulheres normalmente sorriem mais do que os homens. Por isso, a falta de um sorriso é mais notada nas mulheres. Assim as que não riem são mais tachadas de antipáticas.

10 – O sorriso é uma arma contra a antipatia. Se você sorri numa festa, as pessoas vão tratá-la melhor e a festa vai ser ótima. Todo mundo percebe. Assim, sorria!

Então vamos soltar uma risada? (rs) 



  




"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios." (Martin Luther King)




http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vya_estela60.htm

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS


Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade deCluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) eLeão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf.Tobias 12,12;  1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
Os Protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem acanonicidade deste livro, por tanto não cultuam esse dia. 
No México é comemorada a festa do dia dos mortos, uma festa bem característica da cultura mexicana e que atrai muitos turistas.
Nota: Morei em Santiago do Chile entre 2004 e 2006 e neste período, pude notar o valor e cuidado do povo chileno em relação aos seus mortos. Em datas com esta era normal vê-los chegar aos cemitérios carregando flores e sacolas com alimentos e bebidas,  acompanhados de muitos familiares e amigos para passarem o dia. No início achei estranho, meio mórbido, mas fui me acostumando. Aprendi a respeitar a crença deles! (Lú)

O NASCER PARA A VIDA

Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir.
Há quem morra todos os dias. 
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza. 
Morre um dia, mas nasce outro. 
Morre a semente, mas nasce a flor. 
E... 
Esta saudade do tamanho do infinito,  
Esta lembrança dos que já partiram. 
Que ausência tão cheia de presença! 
Que passagem tão cheia de esperança e de vida!
(Autor Desconhecido)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O PODER DO DIÁLOGO



Dialogar é fundamental! Dialogar sobre nós próprios, sobre comportamentos e atitudes, sobre perspectivas de futuro, sobre a vida, sobre desejos, enfim dialogar aproxima as pessoas, cria laços e previne conflitos.

Conflitos são freqüentes na vida cotidiana e no mundo corporativo.
Muitas vezes, ocorrem situações embaraçosas envolvendo chefes e subordinados, marido e mulher, empregados e empregados, enfim, situações estas que podem ser resolvidas facilmente e através de um diálogo franco e aberto, sem medo e respeitando o ponto de vista do outro.

O diálogo deve ser uma via de duas mãos, onde um deve ouvir o outro, sem interrupções e sempre considerando que cada cabeça pensa de um jeito, cada um têm um ponto de vista a defender. Mas lembre-se sempre de que em um diálogo deve prevalecer o respeito e a calma. 

A abertura de diálogo em situações difíceis é a melhor estratégia para resolver os problemas. Nas empresas, existem muitos problemas de comunicação. Saber ouvir é uma virtude e é um dos diferenciais para se ter sucesso em uma negociação. Isto se aplica tanto para nossa vida pessoal quanto para a nossa vida profissional.

Ouvir a voz interior também é muito importante, analisar cada ação tomada, usar a intuição e analisar friamente a situação: colocar-se no lugar do outro e tentar entender o seu ponto de vista.

No mundo corporativo, as empresas de maior sucesso são aquelas que ouvem os seus clientes e procuram atender as reais demandas do mercado. Portanto em um diálogo, é muito importante saber ouvir.

O problema é que atualmente muitas situações se complicam por falta de um diálogo franco e aberto. Um problema que poderia ser resolvido em questão de minutos, pode se arrastar por meses e ainda por cima macular um relacionamento interpessoal.

Nada melhor do que a comunicação verbal. Evite resolver situações complicadas e difíceis através de e-mails, mensagens ou telefones. Sempre que se deparar com uma situação difícil, onde envolve uma ou várias pessoas e tiver que tomar decisões, provoque o diálogo, esteja aberto para o que vier e procure chegar a um consenso. As ferramentas modernas de comunicação nos ajudam muito, mas jamais irão substituir o diálogo humano e o contato visual.

Quando for para um diálogo, vá desarmado. Procure dialogar com a outra pessoa, quando perceber que a mesma está em um dia calmo e com disponibilidade para conversar. Não force a situação, deixe o diálogo fluir, ouça com atenção o ponto de vista do interlocutor. A sua opinião não pode ser considerada como verdade absoluta.

Enfim, o diálogo e a comunicação no mundo moderno, devem ser praticados diariamente e sempre que a situação exigir. Devemos ser flexíveis, revisar conceitos, usar nossa intuição, refletir sobre o ponto de vista dos outros e acima de tudo saber respeitá-los. Só assim teremos uma vida tranqüila e em harmonia, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Grandes conquistas em equipe, melhoria do fluxo de trabalho, delegação de poderes e tarefas, melhoria da qualidade de produtos e serviços, melhorias de processos, etc., surgem de simples diálogos e de conversas informais.

É isto aí!

Jonas O. Comin