Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, casada, 49 anos. Dizem que tenho dom de escritora, poetisa...mas tenho mesmo é paixão pela vida! Defendo aquilo que acredito ainda que para muitos, possa parecer loucura ou utopia. Abomino qualquer forma de preconceito, tenho defeitos como qualquer ser humano e qualidades inigualáveis. Sou romântica, sonhadora, corajosa e por vezes impulsiva! Tenho gana de viver e disposição para aprender. E em meio a tudo que já vivi, tiro conclusões positivas e esclarecedoras para escrever a minha história. Acredito sinceramente que quando queremos muito alguma coisa, o universo conspira a nosso favor! "Seja qual for o seu sonho - comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia." (Goethe)... Resolvi criar este Blog para expressar melhor o meu mundo interior, minha visão sonhadora, realista e principalmente particular diante de assuntos diversos, sem me sentir dona da razão, até porque razão nunca foi o meu forte...Eu quero mesmo é ser feliz!!! :) Sejam todos muito bem-vindos ao "Mundo da Lú"!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A ORIGEM DA RAÇA HUMANA




 

Para descontrair...rs


Uma garotinha pergunta a sua mãe:

- Como é que se criou a raça humana?

A mãe respondeu: 

- Deus criou Adão e Eva, eles tiveram filhos, e os filhos tiveram filhos, e assim se formou a raça humana.

Dois dias depois, a garotinha faz ao pai a mesma pergunta. E o pai responde: 

- Há muitos anos, existiam macacos que foram evoluindo até chegarem aos seres humanos que você vê hoje.

A garotinha, toda confusa, foi ter com a mãe e disse-lhe :

- Mãe, como é possível que a senhora me diga que a raça humana foi criada por Deus e o papai diga que evoluiu do macaco ?

E a mãe respondeu: 

- Olha, minha querida, é muito simples: eu te falei da minha família e o papai falou da dele.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

FALECEU ONTEM A PESSOA QUE ATRAPALHAVA A SUA VIDA...


Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".

Luis Fernando Veríssimo





Muda...
 Que quando a gente muda o mundo muda com a gente

A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude
nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

(Gabriel O Pensador - Até Quando?)

domingo, 21 de agosto de 2011

"FOTOGRAFIA" - O OLHAR SOBRE A LENTE


Muitos daqueles que me conhecem, sabem que sou apaixonada por fotografia. Tiro foto de tudo e de todos sempre que posso, sou responsável por registrar momentos pra lá de especiais seja em família ou com amigos. Futuramente pretendo fazer um curso de fotografia, mas por hora continuo amadora! No dia 19 de agosto foi comemorado o "Dia Mundial da Fotografia" não publiquei nada aqui no Blog pois estava viajando, ainda assim não poderia deixar esta data tão especial passar em branco. (Lú)

Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado. A palavra fotografia é derivada do grego que quer dizer "desenhar com a luz e contraste", e é exatamente isso, é a expressão de um olhar sobre o mundo,  o momento,  uma situação, ou até mesmo um sentimento. E cada vez mais avançada, a tecnologia proporciona  milhares de facilidades e opções de ferramentas para trabalhar a fotografia, seja como amador ou profissional. Basta clicar e imprimir, você já tem uma foto!

Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais... Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.




Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura, que é o seguinte: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos.


Gravura de uma câmera escura


Baseados neste princípio, os artistas simplificam o trabalho de copiar objetos e cenas, utilizando câmeras dos mais diversos formatos e tamanhos. Enfiavam-se dentro da própria câmera e ganhavam a imagem refletida em uma tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.
Um cientista italiano, Angelo Sala, em 1604, observou o escurecimento de um certo composto de prata por exposição ao sol, mas não conseguia fixar a imagem que acabava desaparecendo.
Não é difícil imaginar os passos seguintes desta evolução: uma lente, colocada no orifício, melhorou o aproveitamento da luz; um espelho foi adaptado para rebater a imagem na tela; mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o enquadramento do assunto.
Com esses e outros aperfeiçoamento, a caixa ficou cada vez menor e o artista trabalhava já do lado de fora, tracejando a imagem protegido por um pano escuro.
Foram muitos os estudiosos que ao passar dos anos acrescentaram novas descobertas: em 1725 com Johan Heinrich Schulze, um professor de medicina da Universidade de Aldorf, na Alemanha e no início do século XIX com Thomas Wedgwook, que, assim como Schulze obteve silhuetas fixas em negativo, mas a luz continuava a escurecer as imagens.


Jean Jacques Mandé Daguerre






Porém o registro de uma fotografia de fato , deve-se a dois franceses:  Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1826. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura”, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.
Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.




Câmara obscura





                                                      Daguerreótipo


A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861.



Imagem da primeira fotografia colorida da história, tirada por James Clerk Maxwell em 1861





A fotografia atraiu a atenção de tantas pessoas que, movidos pelo entusiasmo, tornaram-se adeptos daquela técnica. Assim, tanto em Londres como em Paris, houve um boom na compra de lentes e reagentes químicos. Os fotógrafos e suas câmeras fotográficas (caixas de formas estranhas) começavam a registrar suas imagens.
Fotografar tornou-se uma atividade em franca expansão. Rapidamente tomou conta do mundo. Em 1853, cerca de 10 mil  americanos produziram três milhões de fotos, e três anos mais tarde a Universidade de Londres já incluía em seu currículo  a fotografia.
Em junho de 1888, com George Eastman, surge a Kodak. A fotografia tornou-se mais popular com este tipo de câmera que era bem mais leve, de baixo custo e simples de operar.
A fotografia deu ao homem um visão real do mundo, tornando-se assim, um instrumento de como captar imagens dos registros da História.





De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por “apresentar o mundo” à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".

1826 - A PRIMEIRA FOTOGRAFIA TIRADA NO MUNDO







A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Em 1835 Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo. Apesar dos diversos pesquisadores que desenvolvem ao longo do século XIX a Fotografia, como indica o historiador Geoffrey Batchen em seu livro Burning with Desire, considera-se que a data de invenção da Fotografia é a data de apresentação do processo de Daguerre à Assembleia Nacional Francesa, em 7 de Janeiro de 1839.



"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são" (Peter Urmenvi)

"A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registro da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira'" (Gerard Castello Lopes)

"Fotografia é o retrato de um concavo, de uma falta, de uma ausência" (Clarice Lispector)




domingo, 14 de agosto de 2011

A ORIGEM DO "DIA DOS PAIS"


O dia dos pais teve inicio há mais de quatro mil anos, na antiga Babilônia. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
No ano de 1909 na cidade de Spokane  (EUA),  Sonora Luise motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart que havia criado seis filhos sozinho, resolveu criar um dia para homenagear os pais.  


A data escolhida por ela foi 19 de junho, já que seu pai nascera no neste mês. Sua idéia se espalhou para toda a cidade de Washington, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais e finalmente  no ano de 1972, o então presidente americano Richard Nixon oficializou a data como feriado nacional.

Seguindo as tradições os Estados Unidos comemoram a data no terceiro domingo de Junho, em Portugal o dia dos pais é comemorado em 19 de março. No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. 

Países que celebram no terceiro domingo de Junho:


§                     África do Sul
§                     Argentina
§                     Canadá
§                     Chile
§                     Colombia
§                     Costa Rica
§                     Cuba
§                     Equador
§                     Eslováquia
§                     Estados Unidos
§                     Filipinas
§                     França
§                     Hong Kong
§                     Holanda
§                     Índia
§                     Irlanda
§                     Japão
§                     Macau
§                     Malásia
§                     Malta
§                     México
§                     Paraguai
§                     Peru
§                     Reino Unido
§                     Turquia
§                     Uruguai
§                     Venezuela

Países que celebram em outras datas:


§                     Alemanha: 40 dias depois do domingo de páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfahrt)
§                     Áustria: segundo domingo de Junho
§                     Austrália: o primeiro domingo em Setembro
§                     Bélgica: Dia de São José (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular")
§                     Brasil: segundo domingo de Agosto
§                     Bulgária: 20 de Junho
§                     Dinamarca: 5 de Junho
§                     República Dominicana: último domingo de Junho
§                     Coréia do Sul: 8 de maio
§                     Lituânia: o primeiro domingo de Junho
§                     Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro
§                     Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de Novembro
§                     Polônia: 23 de Junho
§                     Portugal, Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra e Listenstaine: 19 de Março
§                     Rússia: 23 de Fevereiro
§                     Tailândia: 5 de Dezembro, Dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
§                     Taiwan: 8 de Agosto

Feliz dia dos Pais...

aos que estão por perto fisicamente ou não!

Te amo meu Pai!

Pai! 
Você foi meu herói meu bandido...
Você faz parte desse caminho,
que hoje eu sigo em paz.



"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai." (Sigmund Freud).